quarta-feira, 30 de março de 2011

O Mensageiro de 1905

Algumas notícias do ano de 1905 que foram reeditadas no Mensageiro de Dezembro de 1930 (nº 151) retiradas da edição nº 6, 7 e 8.

Novos Missionários - "Pelos vapores Thames e Danube, chegaram a Lisboa respectivamente em 9 e 23 do corrente (Outubro de 1905), os novos missionários sr. Carlos A. Swan, sua espôsa e filhos e o sr. Roberto MacGregor, que veem cooperar conosco na obra do evangelho".

Brasil - Niteroy - "Em 16 de Setembro (de 1905) realisou-se o casamento civil e evangelico do nosso estimado irmão sr. Luiz Fernandes Braga, com a srª D. Marta de Souza Lobo. Celebrou o acto religioso o pastor sr. Leonidas da Silva. 

Casamento - "Participa-nos seu casamento com a srª D. Concha Barrio Palenciano, o nosso prezado irmão sr. Joaquim Rodrigues da Silva Leite Junior, actualmente advogado de provisão em Coimbra".

Casamento - " Em 1 do corrente (Dezembro de 1905) realisou-se na administração do concelho de Agueda o casamento do estimado irmão sr. Modesto Fernandes com a srª D. Amelia Alves Abrantes. Foi este o primeiro registo civil realizado neste concelho".

Julgamento - "Desde a última Páscoa, quando alguns cristãos evangelicos do logar de Aguada de Cima se recusaram a dar o folar ao padre da freguezia, não tem este deixado de procurar meio de se vingar, para o que lançou mão de uma vélhinha, a nossa irmã srª Maria Baptista, e processou-a pelo suposto crime de ofensas à religião do Estado. O julgamento teve logar em 20 do corrente no tribunal de Agueda, e o juiz, tendo censurado o procedimento do padre acusador, acabou por absolver a nossa irmã".

Prisão de dois obreiros evangelicos - "Tendo-se apresentado voluntariamente às auctoridades deram entrada na cadeia de Cantanhede em 11 do corrente (Dezembro de 1905), o evangelista sr. Manoel dos Santos Carvalho, , e em 13, o professor sr. José Rodrigues Nóbrega, os quais se acham processados pelo crime de dirigirem em Portunhos o entêrro evangelico do sr. Jacinto Figueiredo Nobre. O evangelista sr. J. A. Santos e Silva partiu para Cantanhede de visita aos irmãos presos, onde chegou em 14 do corrente mez, e no dia 16 eram os nossos irmãos afiançados e postos em liberdade deixando na cadeia a semente da Palavra de Deus entre os presos, com quem cantavam hinos e falavam do Evangelho".


In O Mensageiro (nº 151)
Lisboa, Dezembro de 1930


Nenhum comentário:

Postar um comentário